Camisetas Campanhas de Consientização

Janeiro Branco

Janeiro é o mês da saúde mental e envolve ações focadas em conscientizar os indivíduos sobre os males e as consequências do estresse, da ansiedade e da depressão. O foco do Janeiro Branco é garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores.

Fevereiro Roxo

A campanha de fevereiro tem foco na conscientização sobre três doenças: Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.
As três patologias têm origens incertas e não contam com uma cura definitiva, por isso, a campanha busca trazer mais conhecimento sobre elas, estimular exames preventivos e mostrar que é possível conviver com o problema e buscar mais qualidade de vida.

Março Azul-Marinho

Março é o mês de conscientização do câncer de colorretal, uma doença bastante comum, mas que, muitas vezes, é diagnosticada de forma tardia. A campanha visa conscientizar a população sobre sintomas e exames preventivos que podem evitar o desenvolvimento da doença e garantir um diagnóstico mais ágil.

Abril Verde e Azul

O mês de abril traz duas campanhas importantes, o Abril Verde, que foca na segurança do trabalho e o Abril Azul, voltado para os Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As duas causas são interessantes e podem ser trabalhadas pelo RH. A primeira por meio da conscientização sobre uso de equipamentos de segurança e a segunda com foco em diagnóstico, inclusão social e valorização da diversidade cognitiva.

Maio Amarelo

O mês de maio não tem o foco em doenças, e sim na conscientização sobre a segurança no trânsito. Pesquisas mostram que, a cada 7 minutos, uma pessoa é vítima de um acidente de trânsito no Brasil. Dessa forma, a campanha pode ajudar a esclarecer dados e trazer mais prudência aos condutores.

Junho Vermelho e Laranja

O Junho Vermelho é uma campanha de incentivo à doação de sangue e o Junho Laranja representa a luta contra a anemia e a leucemia. Para participar de ambas as campanhas, o RH pode passar informações sobre doação de sangue, plasma e medula, além de promover mutirões convidando os colaboradores a participarem.

Julho Verde e Amarelo

O mês de julho também reúne duas campanhas de conscientização, o Julho Verde, destinado à prevenção do câncer de cabeça e pescoço e o Julho Amarelo, focado no controle de hepatites virais. O mês serve de alerta para sintomas e tratamentos de ambas as doenças e ajuda no diagnóstico precoce.

Agosto Dourado

A campanha de agosto serve para a conscientização da importância da amamentação na primeira infância. Esse é um bom momento para pensar em ações voltadas para a maternidade e carreira para além da licença-maternidade, como a criação de salas de aleitamento, creches na empresa e pausas maiores para as colaboradoras com filhos pequenos.

Setembro Amarelo

Uma das campanhas de conscientização mais famosas, o Setembro Amarelo busca conscientizar a sociedade a respeito da prevenção ao suicídio. Nesse mês, é indicado que as empresas ampliem a conversa sobre segurança psicológica no trabalho e fora dele. Ou seja, falem mais sobre saúde mental, trazendo especialistas no assunto, criando salas de bate-papo e incentivando os profissionais a buscarem auxílio psicológico caso não se sintam bem.

Outubro Rosa

Outra campanha bastante conhecida, o Outubro Rosa dedica o mês à conscientização a respeito do câncer de mama. Também muito comum, esse tipo de câncer mata mais de 680 mil pessoas por ano no planeta e o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura.
O foco da campanha são as mulheres e é interessante pensar em ações que incentivem a realização de exames preventivos, como a mamografia.

Novembro azul

O Novembro Azul é a campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. De acordo com dados do Inca, a doença representa quase 30% do total de tumores em indivíduos do sexo masculino. A ideia é pensar em ações que combatam o preconceito contra o exame de próstata e incentivem os colaboradores a monitorarem sua saúde.

Dezembro Laranja

Por fim, dezembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pele. O RH pode aproveitar a época de calor para mostrar números e informações sobre a doença, além de distribuir protetores solares e explicar sobre a importância da proteção contra os raios solares.